Da pedra lascada ao mini acelerador de particulas!

Extraída do livro “2015 Como Viveremos” de Ethevaldo Siqueira, jornalista especializado em novas tecnologias.

Uma caverna High Tech

As portas de nossa casa terão chaves-cartões com código eletrônico e biométrico, identificando e autorizando a entrada de cada morador pela voz, pela íris, pela fisionomia ou pela impressão digital. Internamente, duas redes superpostas, redundantes – uma de fibra óptica, outra sem fio ou wireless – interligarão todos os equipamentos domésticos e sensores.

O controle central da casa inteligente comandará as funções de climatização, segurança, comunicação, entretenimento e consumo de energia. E ainda checará a presença de pessoas em cada cômodo por meio de sensores infravermelhos.

Mais do que hoje, a casa do futuro será a consagração do efeito casulo, ou seja, uma caverna high tech, Nas paredes, telões de cristal líquido ou de plasma fornecerão todo tipo de informação, da mais simples ao show mais espetacular. Uma das salas será o ambiente de teletrabalho. Outra, o centro de lazer eletrônico.

A comunicação com o mundo exterior será abundante e interativa, via internet de alta velocidade, com serviços de multimídia, banda larga e TV digital. Entre e seja bem vindo a sua nova morada.

O projeto HomeLab, da Philips, prevê que telas virtuais serão projetadas no espelho do banheiro, mostrando as cotações da bolsa e outras notícias, enquanto o cidadão de 2015 faz a barba.

A Microsoft desenvolve um projeto de casa digital e segundo seus pesquisadores, a tecnologia de cristal líquido sobre silício poderá reduzir drasticamente o preço dos telões e monitores de alta definição. Assim uma receita de bolo pode ser recebida via internet e projetada no display da mesa da cozinha. Controles de temperatura, pressão e umidade dão à casa do futuro um novo toque de conforto e segurança. No projeto de Lemos Britto, dono de uma empresa especializada em tecnologia de ponta, as comunicações e o entretenimento também têm papel de destaque.

Na concepção da Microsoft, Tablet PCs, dotados de comunicação wireless poderão revolucionar o conceito de escritório digital. A TV digital, com protocolo IP, permitirá interatividade total, com conteúdo mais amplo possível, acessível via internet, via linha telefônica ou mesmo celular. Faremos download de músicas, filmes, documentários, livros e todo tipo de informação disponível na internet. O CD deixará de ser o principal produto de áudio de massa, sendo substituído por memory sticks ou flash memories. Até os DVDs poderão ser substituídos por essas memórias.

Com preços mais baixos, o home theather democratizará o entretenimento audiovisual e o turismo virtual. A educação assimilará conteúdos de entretenimento, tornando a aprendizagem mais criativa e interessante.

Para vídeo de alta definição usaremos os Blue-ray discs no lugar dos atuais DVDs. Com ele traremos o realismo e a beleza sonora de orquestras para dentro da nossa casa. Os espetáculos de realidade e turismo virtual podem trazer para nosso cotidiano imagens de outros planetas e de lugares jamais atingíveis pelo homem. Por meio do turismo virtual, podemos voltar ao passado e ver como eram Machu Pichu, o Coliseu ou as pirâmides do Egito. Esse novo turismo eletrônico democratizará o conhecimento e o acesso não apenas as ruínas, como também às reconstituições históricas daqueles lugares.

Na próxima década, a realidade virtual trará os chamados supervideogames, que poderão ser usados tanto para entretenimento como para fins educacionais A tecnologia dos discos rígidos (HDs) possibilita o armazenamento e a reprodução de dezenas de gigabytes de dados, áudio e vídeo em jukebox.

E ele finaliza o texto com a seguinte frase: Se pelo menos metade destas possibilidades estiverem realmente disponíveis até 2015, teremos um local onde poderemos fazer tudo (descansar, trabalhar, se divertir, estudar, viajar, ver shows e muito mais) com muito realismo e até participação: nossa casa.

Eae… vcs acham que a gente está muito longe de algo desse tipo?

abs…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: